DAC ® é um hidrogel bioabsorvível que se espalha na superfície do implante, agindo como uma barreira física para a prevenção de infecções pós-cirúrgicas.

O DAC ® é composto por dois polímeros bioabsorvíveis: ácido hialurônico e ácido polilático. É produzido na forma de pó que, para obter a formulação de hidrogel, deve ser hidratado com água para preparações injetáveis ​​isoladamente ou em soluções com antibiótico.

É indicado para prevenção da infecção peri-implantar, obtida revestindo os componentes do implante ou os dispositivos de fixação internos com o hidrogel antes da inserção dos mesmos na sala de operações, a fim de criar uma barreira protetora contra a aderência bacteriana.

O mecanismo defensivo Hidrogel DAC® pode ser ilustrado em três etapas:

Imediatamente antes da cirurgia: a superfície do implante é revestida uniformemente com o hidrogel DAC®

Imediatamente após a cirurgia: a adesão bacteriana e a colonização da superfície do implante são interrompidas pela camada de hidrogel DAC® e por suas propriedades hidrofílicas.

Poucos dias após a cirurgia: As bactérias deixadas na superfície do implante ou no hidrogel são identificadas e atacadas pelo sistema imunológico.

O hidrogel é completamente absorvido dentro de 72 horas após a sua aplicação e, portanto, não tem efeito adverso na osseointegração ou no processo de cicatrização óssea.